segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Marca

Premissas para Criação de Branding

  1. Adaptar a imagem para o novo perfil de mercado.
  2. Transmitir modernidade e preocupação com a atualização.
  3. Mudar o foco da comunicação. 
  4. Agregar valor.
  5. Posicionar.

 
O que esperamos de um RELACIONAMENTO?

Ninguém deseja ficar com alguém que só fala de si mesmo e quer que os outros também só falem dele.

Acabou o tempo do MONÓLOGO, em que só as Marcas falavam. Os clientes querem participar da história das Marcas.

 




                                                     As pessoas querem ser ouvidas.

Resultado, é isso que as pessoas buscam.


Não importa o meio, consumidor quer o final, o resultado. O motivo pelo qual ele começou o processo.



O concurseiro não classificado, quer passar = Resultado.

O aluno com dificuldades na matéria quer melhoria nelas = Resultado.

Até mesmo quem por ventura queira dar um upgrade cognitivo faz isso porque quer mais de si = Resultado.

O idoso com dificuldades em se concentrar, lembrar, e afins quer conseguir mais de si ou seja, Resultado.



Resultado é o valor da busca, o valor motivacional que move o consumidor ao serviço.

A premissa usada para a criação da marca é SEMPRE o CONSUMIDOR.

A marca é um produto, parece estranho?

A marca é um produto e seu consumidor são seus cliente.

Devemos tomar cuidado para não transmitir o que gostaríamos no lugar do que o cliente PRECISA.

Exemplo:
Uma empresa especializada em Nutrição desenvolveu um complexo alimentar de nutrientes necessários para complementar a alimentação de crianças que ainda não estavam habituadas a comer todos os alimentos necessários para sua saúde alimentar.




O seu público-alvo era crianças e sua premissa inicial era agradar seu consumidor primário – pai das crianças. (situação similar a de vocês).
Compreendido isso a empresa contratou uma agencia de publicidade e comunicação para desenvolver seu naming e seu branding.




Pensando de fora para dentro (se o consumidor fosse a empresa), que nomes viria a sua cabeça para a criação dessa marca?



Talvez você pensasse:



Vita bom

Vita forte

Alimente

Força alimentar

Coma fácil

Cuide-se


A empresa contratada compreendeu o seguinte aspecto (e mais importante) – A marca deveria ser comprada pelas crianças, antes mesmo do seus pais. Deveria ser algo atrativo que convencesse os pais que aquilo era necessário. Que dentro todos os outros produtos aquele era o melhor.


Hoje a Danone com seu produto Danoninho é líder absoluta no mercado de alimentação infantil


Toda criança adora Danoninho.

Produtos similares ao Danoninho (iogurte, cremes rodas e similares feitos em casa ou marcas concorrentes)são chamados de Danoninho.






 Hoje a Danone com seu produto Danoninho é líder absoluta no mercado de alimentação infantil


Toda criança adora Danoninho.

Produtos similares ao Danoninho (iogurte, cremes rodas e similares feitos em casa ou marcas concorrentes)são chamados de Danoninho.
Pensar no consumidor é focar no crescimento.


O relacionamento é uma ferramenta de troca, dá-se serviço e oferece ao cliente o que ele necessita. No caso do Centro Cognitivo daremos resultado. Entendemos que no serviço oferecido o que é mais importante é o processo, contudo, o consumidor precisa enxergar o resultado final.



RESULT é a conclusão do processo integral com a percepção de um Resultado. Qualquer ação adicional resultante do processo é um ganho.

É isso que devemos vender, passar, focar.
Quando damos ao consumidor aquilo que ele precisa, ele se sente suprido, compreendido, saciado. O resultado dessa soma é o lucro.