segunda-feira, 29 de março de 2010

Comida que Vicia

(Texto baseado em teorias do saude.com)




Os cientistas finalmente confirmaram o que o resto de nós suspeitava: bacon, queijo, e outras deliciosas comidas engordam e ainda podem ser viciantes.

Um estudo em ratos sugere que o alto teor de gordura e alto teor calórico afeta o cérebro da mesma maneira como a cocaína e a heroína. Quando os ratos consumem estes alimentos em grandes quantidades, ele leva a hábitos alimentares compulsivos que se assemelham a toxico dependência.
O processo é semelhante ao das drogas, para conseguir aquela sensação de prazer o usuário aumenta suas quantidades necessárias no intuito de obter mais prazer. Mas o problema não acaba por ai, um estudo feito com Três ratos (um comeria comida normal, outro comida normal e muita gordura uma hora por dia e o terceiro somente gordura), mostrou que os ratos que comiam mais gordura, não somente ficaram obesos muito rápido como também perderam parte da sua capacidade mental.
"Nós fazemos o nosso alimento muito semelhante à cocaína agora". Diz a matéria.

Com tantas substancias que não são naturais o nosso organismo passa a perceber o alimento não como fonte de nutrientes, mas como uma bomba de efeitos desconhecidos que altera nosso organismo.
Hoje não consumimos comida de verdade, não comemos mais milho, comemos farinha de milho, xarope de milho. Não comemos mais grãos inteiros, comemos pão branco. A falta de tempo e a busca pela praticidade tem nos levado a comer cada vez mais porcarias industrializadas. Estamos sempre fora de casa, com pressa. Não comemos mais à mesa e sim dentro dos nossos carros. Na correria. O problema é que não sabemos identificar o que estamos ingerindo e perdemos o controle da nossa alimentação.