PEQUENAS DICAS, GRANDES NEGÓCIOS
1) Nunca faça um trabalho de graça. É uma armadilha comum, e você pode acabar aceitando propostas estranhas disfarçadas de oportunidade.
É preciso saber se valorizar!!
É compreensível e até certo ponto justa a idéia de que, por ser iniciante, pode-se
oferecer um valor mais baixo para se cativar clientes e entrar no mercado.
Mas é preciso entender que esse valor mais baixo não pode - nem deve - ser tão baixo a ponto de não pagar nem a despesa.
Cobrando sempre tão baixo vai ter com certeza muito cliente, até o dia que você precisar subir o preço para algo justo, daí no mesmo dia você deixa de trabalhar para esses mesmos clientes.
Além disso, cobrar excessivamente baixo é uma prática comercial desleal chamada
"dumping" (procure na net as definições mais detalhadas), mas basicamente é
cobrar 5 por uma camisa que para fabricar custa 20 e é vendida a 50 no mercado.
Ninguém deveria cobrar menos do que o preço de produção, mas muita gente
faz isso para quebrar o mercado e, uma vez sozinho, então subir os preços. É
mais ou menos o que acontece hoje com os produtos importados chineses.
Mas lembre-se, dumping é um método do qual pode dar problemas na justiça, por
isso tente reconhecer no mercado quais os valores mínimos a se trabalhar.
2) Aprenda a reconhecer quanto vale o seu trabalho. É dificil, porque não estamos
falando sobre vender peixe ou pãozinho, cada trabalho é um caso isolado e terá
um preço diferente, e terá uma série de fatores a se levar em consideração (tamanho
do cliente, onde será veiculado, durante quanto tempo, em que veículos, dificuldade
de execução, prazo, etc).
A melhor maneira de se começar é sabendo qual é o valor MÍNIMO..
Faça uma consulta, e melhor ainda, converse com vários colegas, eles darão
preços diferentes, mas dentro de uma certa margem. Só então você poderá
reconhecer uma média de valor e, em comparação com outros colegas, saber
escolher um valor para o seu trabalho.
3) Quando pedirem um orçamento urgente, se possível tente evitar um orçamento
dado na hora à queima roupa, sem experiência isso pode vir a ser um completo
desastre. Peça algum tempo, se possível para o dia seguinte, para que possa
avaliar bem o material que tem em mãos, e se mesmo assim não souber dar um
valor terá tempo para conversar com um colega mais experiente para orientá-lo.
4) Procure sempre fazer um contrato, mesmo que simples, com indicações de
prazos, datas de entrega e de pagamento.
5) Saber dizer sim e saber dizer não.
Dizer “Sim, podem contar comigo em tudo” e depois atrasar o trabalho por já ter
outros compromissos é arriscar o seu nome, e a mensagem que você acaba
passando é “Não, nem sempre dá para se contar comigo”.
Por isso, aprenda a dizer não quando simplesmente não dá. Coisas da vida.
Primeiros contatos:
Esse primeiro encontro é extremamente importante, e como já se disse você deve
ser cuidadoso, mas não se sentir intimidado. Assim como seu trabalho é x,
e você quer ser pago para isso, uma das funções da pessoa que está na sua frente
é NEGOCIAR, e ela é paga para isso.
APRENDA A NEGOCIAR
Se você vai dar um orçamento pela primeira vez, tenha a certeza de que a primeira
coisa que será dita pela pessoa que o vai contratar é: "Nossa verba está curta,
faça um bom preço agora e daremos muito serviço depois."
Não importa o preço que você der, provavelmente ele dirá que está caro e que
outros fazem por menos, mas que ele prefere fazer com você e vai
repetir o argumento: "Nossa verba está curta...”
Saiba que 101% dos clientes dizem isso na primeira vez, mas não falam por mal,
a função deles é conseguir um bom x, e se possível pelo menor preço.
O problema é que 99% de nós acabam aceitando.
Às vezes até estão mesmo com o orçamento curto, mas muitas vezes não passa
de choro. Mas o chato é que quase sempre aquele trabalho que viria depois nunca
aparece.
Com uma simples e gratuita busca - “negociação” ou “negociar” vai aprender a negociar. Com toda certeza o tempo investido te gerará retorno.
DIÁLOGO
Segue um diálogo fictício de negociação. Um diálogo bastante comum no dia a dia e que pode ser bem real:
- Bom dia! Gostaria de saber quanto você cobraria por um carro, para X mídias, por X períodos, mercado nacional. Mas eu preciso de um valor agora mas com um preço baratinho, prá gente fechar já (a "pressa" é para pressionar o você a se decidir sem ter tempo para raciocinar ou fazer uma pesquisa).
- Bom dia. Eu cobraria (você está dando margem para um desconto, já que
usou "cobraria", ao invés de "cobro") R$6.000,00 pelas duas, R$3.000,00 por
cada. Este valor estaria dentro da sua verba? (novamente o você dá uma
brecha para o cliente negociar).
- Hmmm... minha verba é de R$4.000,00. Poderíamos fechar por esse valor (note
que ele não pergunta, ele afirma). Minha verba é restrita, mas o trabalho é bem
tranquilo de se fazer (o cliente nunca diz que o trabalho será complicado nem que
ele será exigente para aprovar).
Eu até tenho um orçamento de um outro, abaixo da verba, mas faço
questão de passar esse trabalho para você (enche a bola sua pra pegálo
pelo ego, mas colocando-o contra a parede, deixando-o inseguro).
- Ok. Fechamos então por este valor (com medo de perder o trabalho para o outro). Um abraço.
- Alô, Resolvemos colocar mais x, agora serão 6 (o cliente
já sabia que eram 6 desde o começo). Quanto você faria pelas 6? Faz
um desconto legal, porque nossa verba já era restrita...
- Dá pra fazer por uns R$9.000,00 (você deu um desconto em cima de um
valor já com desconto).
- Hmmm... É muito acima do que os R$4.000,00 que temos de verba. Vamos
fechar por R$8.000,00, vai? Eu me viro para aumentar a verba que eu tinha. Vou
ter que falar com os sócios aqui para convencê-los a dobrar a verba, mas eu dou
um jeito
- Beleza! Fechado! Um abraço.
- Alô, A verba aqui tá complicada. Cheguei até a discutir com meus sócios,
porque sei o valor do seu trabalho (se mostra amigão).
Quanto você faz sem nota?
- Dá pra fazer por uns R$7.200,00 (nunca caia nessa, não passar nota é crime
de lesa-pátria e pode dar problemas)
- Ahhh, vamos arredondar isso para R$7.000,00 e fechamos (mais um desconto
conseguido).
- Beleza! (você já está cansado e aceita tudo para fechar logo o trabalho).
- Só que não consigo pagar numa tacada só. Dá para quebrar em 3 vezes? (ele já chuta alto).
- Aí não dá. Dá pra fazer em duas no máximo (você acha que está sendo durão na negociação).
- Fechado! Vai ser um prazer trabalhar com um profissional como você (enchendo mais um pouco a sua bola).
Moral da história: você fechou 6 x por R$7.000,00 (R$1.166,00
cada), quando o valor inicial seria de R$18.000,00 (R$3.000,00 cada). Moral da história. Você vai trabalhar mais e ganhar menos.
terça-feira, 23 de março de 2010
Crescimento da Internet
Estatísticas da Internet (informaçõa tiradas de um vídeo na internet)
2009/2010
1,73 bilhão de usuários de Internet no mundo (Set/2009)
- 738.257.230 na Ásia
- 418.029.796 na Europa
- 252.908.000 na América do Norte
- 179.031.479 na América Latina/Caribe
- 67.371.700 na África
- 20.970.490 na Oceania/Austrália
90 trilhões: O número de e-mails enviados na Internet em 2009.
247 bilhões: Quantidade média de e-mails por dia.
200 bilhões: Quantidade média de e-mails spam por dia.
1,4 bilhão: Número de usuários de e-mail no mundo.
81%: A porcentagem de e-mails que eram spam.
234 milhões: O número de websites em Dezembro de 2009.
126 milhões: o número de blogs na Internet. (Segundo pesquisado pelo BlogPulse).
84%: Porcentagem de redes sociais com mais mulheres do que homens.
27,3 milhões: Número de tweets por dia. (Novembro de 2009).
4,25 milhões: Pessoas seguindo @aplusk. (Ashton Kutcher. Usuário mais seguido do Twitter).
O Facebook registra 260 bilhões de visualizações de página por mês. Isso é mais do que 6 milhões de visualizações de página por minuto ou impressionantes 37,4 trilhões em um ano.
O Facebook precisa de mais de 30.000 servidores e esse número continua aumentando.
350 milhões de pessoas no Facebook.
2,5 bilhões de fotos enviadas por mês ao Facebook.
4 bilhões de fotos hospedadas pelo Flickr. (Outubro/2009).
30 bilhões: O número de fotos enviadas ao Facebook por ano, seguindo o ritmo atual.
12,2 bilhões de vídeos assistidos por mês via YouTube nos EUA. (Novembro/2009).
924 milhões de vídeos assistidos por mês no Hulu nos EUA.
82%: Porcentagem de usuários da Internet que assistem vídeos online. (EUA).
2,6 milhões: Quantidade de ameaças de códigos maliciosos no início de 2009. (Vírus, Cavalos de Tróia, etc).
DATAS DE LANÇAMENTO DOS MAIORES SITES DE REDE SOCIAL:
1995:
- Classmates.com
- Craiglist
1997:
- Six Degress.com
1998:
- Care2
- Xanga
1999:
- LiveJournal
- Black Planet
- AsianAvenue
2000:
- MiGente
- mixi (Japan)
- (Six Degrees closes)
2001:
- Cyworld
- Ryze
- StumbleUpon
- Meetup.com
2002:
- Friendster
- Fotolog
- AsianAvenue
- LiveJournal
- BlackPlanet
- Plaxo
- MyLife
2003:
- Skyblog
- Couchsurfing
- MySpace
- Tribe.net
- Last.FM
- Hi5
- Linkedin
- Open BC/Xing
- Netlog (Europa)
- MyHeritage
2004:
- Flickr, Piczo, Mixi
- Facebook (Universidades)
- Dodgeball, Care 2
- Orkut, Dogster
- Multiply, aSmallWorld
- Catser
- Hyves
- Yelp
- Taringa (Argentina)
- Basecamp
2005:
- YouTube
- Facebook (Ensino médio)
- Xanga
- Yahoo! 360
- Cyworld (China)
- Ning
- Bebo
- AsianAvenue, BlackPlanet
- Gather.com
- Renren
2006:
- Facebook (Rede corporativa)
- Cyworld
- MyChurch
- QQ
- Windows Live Spaces
- Facebook (Todo mundo)
- Twitter
- Cafe Mom
2009/2010
1,73 bilhão de usuários de Internet no mundo (Set/2009)
- 738.257.230 na Ásia
- 418.029.796 na Europa
- 252.908.000 na América do Norte
- 179.031.479 na América Latina/Caribe
- 67.371.700 na África
- 20.970.490 na Oceania/Austrália
90 trilhões: O número de e-mails enviados na Internet em 2009.
247 bilhões: Quantidade média de e-mails por dia.
200 bilhões: Quantidade média de e-mails spam por dia.
1,4 bilhão: Número de usuários de e-mail no mundo.
81%: A porcentagem de e-mails que eram spam.
234 milhões: O número de websites em Dezembro de 2009.
126 milhões: o número de blogs na Internet. (Segundo pesquisado pelo BlogPulse).
84%: Porcentagem de redes sociais com mais mulheres do que homens.
27,3 milhões: Número de tweets por dia. (Novembro de 2009).
4,25 milhões: Pessoas seguindo @aplusk. (Ashton Kutcher. Usuário mais seguido do Twitter).
O Facebook registra 260 bilhões de visualizações de página por mês. Isso é mais do que 6 milhões de visualizações de página por minuto ou impressionantes 37,4 trilhões em um ano.
O Facebook precisa de mais de 30.000 servidores e esse número continua aumentando.
350 milhões de pessoas no Facebook.
2,5 bilhões de fotos enviadas por mês ao Facebook.
4 bilhões de fotos hospedadas pelo Flickr. (Outubro/2009).
30 bilhões: O número de fotos enviadas ao Facebook por ano, seguindo o ritmo atual.
1 bilhão: O número total de vídeos que o YouTube hospeda em um dia.
924 milhões de vídeos assistidos por mês no Hulu nos EUA.
182: É a média de vídeos que o usuário da Internet assiste por mês. (EUA).
148.000 novos computadores zumbis* criados por dia. *Usados para envio automático de Spams
2,6 milhões: Quantidade de ameaças de códigos maliciosos no início de 2009. (Vírus, Cavalos de Tróia, etc).
DATAS DE LANÇAMENTO DOS MAIORES SITES DE REDE SOCIAL:
1995:
- Classmates.com
- Craiglist
1997:
- Six Degress.com
1998:
- Care2
- Xanga
1999:
- LiveJournal
- Black Planet
- AsianAvenue
2000:
- MiGente
- mixi (Japan)
- (Six Degrees closes)
2001:
- Cyworld
- Ryze
- StumbleUpon
- Meetup.com
2002:
- Friendster
- Fotolog
- AsianAvenue
- LiveJournal
- BlackPlanet
- Plaxo
- MyLife
2003:
- Skyblog
- Couchsurfing
- MySpace
- Tribe.net
- Last.FM
- Hi5
- Open BC/Xing
- Netlog (Europa)
- MyHeritage
2004:
- Flickr, Piczo, Mixi
- Facebook (Universidades)
- Dodgeball, Care 2
- Orkut, Dogster
- Multiply, aSmallWorld
- Catser
- Hyves
- Yelp
- Taringa (Argentina)
- Basecamp
2005:
- YouTube
- Facebook (Ensino médio)
- Xanga
- Yahoo! 360
- Cyworld (China)
- Ning
- Bebo
- AsianAvenue, BlackPlanet
- Gather.com
- Renren
2006:
- Facebook (Rede corporativa)
- Cyworld
- MyChurch
- Windows Live Spaces
- Facebook (Todo mundo)
- Cafe Mom
- Nasza-Klasa
- Odnoklassniki (Rússia)
- Vkontakte (Rússia)
2007:
- Tumblr
- Ravelry
2008:
- Kaixin001 (China)
- Yammer
- Plurk
2009:
- Foursquare
2010:
- Google Buzz
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